quinta-feira, 11 de junho de 2009

Lugares vazios no primeiro dia da 4º mostra de Cinema da Estácio

O primeiro dia da 4º mostra de cinema da Faculdade Estácio de Sá, não teve o público esperado pelos organizadores. Alunos e professores acreditam que a justificativa pela falta de presença de alunos do curso comunicação se deu ao período de prova, pois, muitos aproveitaram essa semana para estudar e se organizarem para o término do semestre. A expectativa dos organizadores era auditório lotado, filme e pipoca, pois até a pipoca eles providenciaram para os alunos.
O professor e Coordenador do Curso de Jornalismo da faculdade Marcelo de Freitas, abriu a mostra comentando sobre a importância do evento para alunos de comunicação e apresentando a exibição do documentário, “Invisíveis do Silêncio”, produzido pela aluna de Publicidade Helem Rocha. “O documentário fala sobre a dificuldade de deficientes auditivos em se divertirem vendo televisão, por falta de legendas e intérpretes”, comenta Helem. Ao término da exibição do documentário, Marcelo Freitas convidou o palestrante Marcelo Miranda, crítico de cinema dos jornais: O Tempo e Pampulha, para fazer uma breve apresentação sobre o filme.
O primeiro filme exibido foi “São Bernardo”, de Leon Hirszman. O filme de 1972, é brasileiro, do gênero drama, com o roteiro baseado no romance de São Bernardo, de Graciliano Ramos. Ele conta a história de um filho de camponeses, Paulo Honório, um mascate que perambula pelo sertão no interior de Alagoas, a fim de negociar com redes, gado, rosários e miudezas. O filme teve duração de 110 mm e após o convidado Marcelo Miranda fez seus comentários sobre a obra e abriu espaço para pergunta de alunos e professores. Miranda comentou que o filme teve várias premiações como o de melhor ator, Othon Bastos, fotografia Lauro Escorrel entre outras. “O filme é uma fiel adaptação do livro de Graciliano Ramos, e foi um dos melhores filmes produzidos na década de 70”, comenta o jornalista.



Confira o vídeo:


quarta-feira, 3 de junho de 2009

4º Mostra de Cinema Comentado da Faculdade Estácio de Sá


Todo ano a Faculdade Estácio de Sá realiza a mostra de cinema comentado. Neste ano ela será realizada de 08 a 10 de junho no Auditório JK da faculdade e terá apresentação de filmes, curtas e palestras de críticos de cinema, jornalistas entre outros. Na mostra de 2008 foram apresentados longas como “Amarelo Manga” de Cláudio Assis, e o documentário de João Moreira Sales, “Entreatos”, documentário que conta os bastidores da campanha de Lula à Presidência da República.

Confira a programação:



08- Segunda-feira
8:00h: O prisioneiro da grade de ferro”(2004), de Paulo Sacramento.
Comentado pelo jornalista , ex-presidente do Centro de Estudos Cinematográficos e crítico de cinema: Carlos Henrique Santiago.

19:00h: “São Bernardo”(1972), de Leon Hirszman.
Comentado por Marcelo Miranda, jornalista e crítico de cinema dos jornais “ O Tempo” e “Pampulha”.

09- Terça-feira
8:00h: “Eu, você e todos nós” (2006), de Miranda July.
Comentado por Clarice Alvarenga, jornalista e mestre em Multimeios pela Unicamp. É pesquisadora e no campo audiovisual.

19:00h: Quantum of Solace (2008) de Marc Foster
Comentado por José Ricardo, crítico em cinema e mestrado em cinema pela UFMG.


10- Quarta-feira
8:00h: “Cinema Paradiso”(1988), de Guiseppe Tornatore.

Comentado por Marcelo La Carreta, barechal e mestre em cinema pela UFMG, professor de Técnicas audiovisuais, cineasta, animador e videocompositor.


19:00h: “Romance” (2008), de Guel Arraes.
Comentado por Ivete Walty, professora da faculdade de letras da UFMG e doutora em Literatura Comparada pela USP.